quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Regar a horta

baldão


O meu pai sempre teve 2 hortas, uma no alvarilhão e outra no carvalhal, onde semeava e plantava um pouco de tudo. Lembro-me muito bem de irmos todos regar nos meses de calor. No carvalhal, que ficava fora da aldeia, havia um poço com baldão, onde se punha um balde e se puxava a água, era o meu pai que o fazia e deitava a água no rego que ia do poço até à horta, a seguir éramos nós que tomávamos conta dos regos da horta ou seja, arregueiravámos a água, quando o rego ficava cheio tapávamos a entrada com terra e a água corria para o rego de baixo. Às vezes distraiamo-nos a comer tomates ou cenouras e a água saía para fora, lá ouvíamos então o assobio do meu pai a chamar-nos a atenção. No alvarilhão, que ficava na aldeia, o poço não tinha baldão, punha-se uma corda amarrada ao balde e puxava-se a água, também não tinha rego que ia do poço até à horta, levavam-se os baldes na mão. O que era interessante é que quando havia pouca água tinha que se descer ao poço. Éramos nós que descíamos. Quando penso bem, ainda consigo sentir o frio do poço à medida que ia descendo, e uma certa ansiedade por não saber muito bem o que poderia encontrar. Encontrei sempre só água, e um alívio muito grande quando começava a subir e saltava cá para fora.


1 comentário :

Inês disse...

tu descias para aquele poço horrivel !?!? :o

ai credo, eu morria xD

kissa @