quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Esse livro...

Por volta dos meus 12 anos li um livro que nunca esqueci, apesar de ter esquecido o título e o autor. Era verão e eu andava a acarrar água com um caneco para casa da minha madrinha, tinha dias de ir 10 vezes ou mais ao fontanário; num desses dias quando me sentei um pouco para descansar peguei num livro que estava por ali e comecei a ler. Demorei pouco tempo a lê-lo; enquanto descansava, sentava-me debaixo da mesa da sala e ia lendo. Contava a história de dois homens, um mais velho e o outro mais novo que andavam à procura de alguma coisa numas montanhas, não me lembro bem do quê; o que me lembro e foi isso que me marcou era que à medida que iam andando e procurando iam-se transformando em pedra, por isso a caminhada começou a ser cada vez mais lenta até que chegou o dia em que ficaram petrificados, não podendo avançar mais. O que me angustiou durante muito tempo quando pensava neles era o facto que mesmo depois de ficarem assim continuavam a ter sentimentos e a sentir como se fossem pessoas. E enquanto ali estivessem ia ser sempre assim. Lembrei-me hoje de contar isto porque acho que me sinto um bocado como eles… Gostava de voltar a ler esse livro, mas não sei como.


2 comentários :

Anónimo disse...

Es bem grolicha minha irma..................................................

Anónimo disse...

Quem recorda, sente, e escreve assim...
NÃO PODE ESTAR, NUNCA ESTARÁ, prisioneira de si mesma, qual estátua, fria e imóvel...
Continuo a lê-la, continuo a acompanhá-la, continuo a fazer essa viagem...
Em nenhum momento se sente esse petrificar, essa falta de sentido feita vazio.
Continue a sua viagem interior.
Por certo nunca estará sozinha.