sábado, 7 de janeiro de 2012

Doce de laranja


Estive em Tavira na última semana do ano que passou. Uma amiga convidou-me para lhe fazer companhia. Foi ótimo! Fomos a casa do pai dela onde havia um laranjal e onde eu aprendi a apanhar laranjas. Trouxe muitas (obrigada senhor Ilídio), para não se estragarem fiz doce na segunda-feira (pela primeira vez) a minha irmã deu-me a receita, saiu bem.

Doce de laranja

-2kg de laranjas bem lavadas
-2,5kg de açúcar
Tempo de preparação: 45 minutos
Tempo de cozedura: 2h30min

Leve as laranjas ao lume cobertas com água fria, quando levantar fervura reduza o lume e deixe ferver 15 minutos. Escorra a água e volte a fazer o mesmo. Deixe ferver 2 horas (até se espetar a casca com um garfo). Escorra e guarde a água da cozedura. Deixe arrefecer as laranjas e corte em quartos. Retire a polpa puxando com os dedos. Pique-a finamente e ponha num copo medidor com a água da fervura (deve dar 3 litros, se não acrescente água fria). Deite num tacho. Ponha o açúcar e sobre lume médio, mexa até ficar bem dissolvido. Deixe ferver 30 – 45 minutos em lume forte. Tire o tacho do lume e retire a espuma. Deixe repousar 20 minutos e mexa bem.

1 comentário :

CECILIA disse...

Nunca provei doce de laranja, guarda-me um bocadinho para me trazeres no verao. Um beijinho grande.