terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Matar o bicho




Ou seja, quebrar o jejum. Em Martim diz-se: mata-bicho ou matabichar (pequeno almoço), jantar (almoço) e ceia (jantar).

Um dia um primo meu de Lisboa foi passar férias a Martim, devia ter 4 ou 5 anos. Uma manhã fomos passear com a mãe dele. Em Martim toda a gente se cumprimenta. Encontramos um senhor que ficou à conversa com a minha tia até que disse:
 - Bom, deixa-me lá ir matar o bicho. E foi-se embora.
O meu primo começou a chatear a minha tia porque queria ir atrás do senhor, e dizia:
- Anda mãe, vamos ver o bicho que o senhor vai matar!

2 comentários :

monica disse...

Ola ZEZA gosto muitos das tuas hitorias,fazes-me lembra-re o meu avo quando nos contava as suas historias de antigamente.Continua muitos parabens beijinhos.

zeza disse...

Obrigada Monica, beijinhos pra ti também.