quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cibo de gente


Sou uma alfacinha transmontana de passagem por Paris que assentou arraiais na Venda do Pinheiro (região da grande Lisboa) há 17 anos. Nasci no ano de 1969 na maternidade do hospital de S. José. A minha mãe teve uma gravidez de risco e foi para casa de uma irmã que vivia em Lisboa. Foi a minha sorte, lá nasci eu às 32 semanas com 1,900kg. Um mês depois fui conhecer o meu pai e a minha aldeia onde vivi até aos 17 anos, MARTIM, em Trás-os-Montes. O meu pai quando me viu pegou em mim ao colo e meteu-me no bolso da samarra que tinha vestido e ainda perguntou á minha mãe se não me teria trocado na maternidade? Como é que ela tinha sofrido tanto para lhe aparecer com aquele cibo de gente! Só para que saibam, das 4 filhas que tem eu sou a mais parecida com ele. O sonho da minha mãe era ter uma casa grande e nova. Vivíamos numa pequena e velhinha feita de pedra e sem forro por isso o frio e o calor entravam sempre que lhes apetecia. As minhas irmãs e eu emigramos (e aqui a minha passagem por Paris durante 5 anos) e ajudamos o meu pai a realizar o sonho da minha mãe. O sonho do meu pai era sentar-se no sofá aos domingos á tarde e ler o jornal. Ainda continua a sonhar mas é feliz. O meu sonho é escrever um livro, Também contínuo a sonhar e sou feliz.
Bem disse que sou parecida com ele!

1 comentário :

Anónimo disse...

Gostei muito, fiquei tao emocionada que me vieram as lagrimas aos olhos. Continua....... Bjs da tua irma Cecilia