terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O fumeiro

Era também na semana entre o Natal e o Ano Novo que a minha mãe fazia o fumeiro com a nossa ajuda, a da minha tia e uma ou duas vizinhas. Os salpicões e as linguiças fazia sozinha por ser pouca quantidade; era para os chouriços e alheiras que precisava de ajuda. Nesses dias levantava-se antes do dia nascer, acendia a fogueira, punha as panelas pretas de três pés - “maiores do que eu” - ao lume com água para ferver e só depois nos acordava; era tão bom ter a cozinha quentinha e beber a cevada que ela tinha feito ao lume. O dia em que fazia as alheiras era o meu preferido, gosto muito de comer as sopas das alheiras ( pão regado com a água da cozedura das carnes, toucinho e galinha do campo, ou seja,  lá de casa).

1 comentário :

CECILIA disse...

So de as ver cresceu-me àgua na boca.