sábado, 24 de dezembro de 2011

Bolachas de...


A noite de Natal lá em minha casa, desde que me lembro, foi sempre igual. A minha mãe preparava a ceia e nós enquanto éramos pequenas ficávamos a olhar para ela com os olhos a brilhar e a medida que íamos crescendo começamos a participar nas tarefas. Depois da ceia vinha a hora do banho, a minha mãe estendia um cobertor em frente ao lar (a nossa casa não tinha chaminé, a fogueira era feita encostada á parede, tinha uns bancos de madeira em redor, era onde a minha mãe cozinhava nas panelas de ferro fundido, chamávamos-lhe lar) e punha em cima dele um alguidar com água quente e dava-nos banho uma a uma. Depois vestia-nos um pijama novo e dizia que era a prenda que o menino Jesus tinha trazido. Lembro-me do primeiro ano em que acordamos na manha do dia 25 e encontramos um presente no sapatinho, um pacote de bolachas de água e sal para todas; com que alegria fomos para a cama dos meus pais come-las.


1 comentário :

Anónimo disse...

Muito, muito bonito.
Que excelente prenda acaba de me oferecer!
Obrigado.