terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Porque faz bem à alma


Há já alguns dias que o meu pai está menos bem disposto. Hoje de manhã quando cheguei do trabalho perguntei-lhe o que é que ele tinha e porque é que estava assim; disse-me que estava chateado com ele próprio porque se sentia aborrecido. Perguntei-lhe se queria ir dar um passeio, ver o mar, ou o que ele quisesse. Perguntou-me para que é que servia o passeio  e eu disse-lhe que fazia bem à alma. Disse-me para ter juízo. Meia hora depois quando voltei ao quarto perguntou-me se a proposta ainda estava de pé?

























Pelo caminho cantou-me algumas cantigas que costumava cantar quando era mais novo. Só consegui a letra de duas que achei muito engraçadas:

Esqueleto mirrado

Passei pelo cemitério
Era quase noite escura
Vi um esqueleto mirrado
Em cima da sepultura

Em cima da sepultura
Sem ter língua me falou
Olha p'ró triste estado
Em que a morte me deixou

Já fui belo e formoso
E agora estou nesta sorte
Já fui retrato da vida
E agora sou o da morte.

Terramoto de um grolo

Forte bêbeda apanhei
Naquele Domingo passado
Deram as bruxas comigo
Fiquei todo espernegado

Dizia às pernas vamos lá
 Mas a cabeça não queria
E era asneira que fervia
E conversava só cá comigo

Esteja quieto senhor vinho
Não lhe admito chalaças
Não se meta com quem passa
Deixe-me cá viver sozinho

Embirro e meto o focinho
ali pelo rio fora
Deram as bruxas comigo
O que há-de ser de mim agora

Sigo ali ó valinho
Ó bacelo do Migalha
Mesmo se uma perna me falha
Por aqui é o caminho

Eu me levanto e sigo
Para dentro de um balado
Deram as bruxas comigo
Topei-me em casa deitado

O tão pouco fazer mal
Foi o que eu admirei
16 quartilhos e tal
foi a porção que eu calculei.

6 comentários :

Anónimo disse...

E sentiu-se melhor?

zeza disse...

Hoje tem um sorriso rasgado. Um beijinho para ti Susie.

cátia disse...

Boa tarde srª Zeza :)

oh que gesto tão querido para com o seu pai, nota-se logo a pessoa maravilhosa que é!

imagino a felicidade dele e a sua também.


beijinhos

Cecilia disse...

Acho que foi uma boa ideia e obrigada por quereres partilhar............Um bjo grande para os dois.

Unknown disse...

Já vai meio ano que não vejo o sr. Zé, da-lhe os meus cumprimentos.

zeza disse...

Obrigada Ricardo. O Sr. Zé manda-te um abraço e diz que qualquer dia vai aí dar um passeio ao largo de Martim.