sábado, 19 de janeiro de 2013

Os Miseráveis


foto by moi-même

Lembrei-me hoje a propósito do filme "Os Miseravéis " de Victor Hugo do tempo em que me escondia no roupeiro de uma Madamme parisiense para devorar os livros dos mais conhecidos escritores franceses. Trabalhei 1 ano em casa desta família que tinha uma biblioteca do tamanho do mundo. E como quem me conhece sabe que sou bastante despachada,  terminava num abrir e fechar de olhos os meus afazeres para me refugiar nos enormes roupeiros que mais pareciam quartos e aí passava horas entretida a ler. Levava os livros da biblioteca, sentava-me no chão alcatifado e escondida entre os bonitos vestidos partia rumo à aventura com escritores como: Victor Hugo, Molière (um dos meus preferidos; ainda cheguei a ir à "Comédie Française" ver duas das suas peças de teatro e adorei!), M. Duras, Simone de Beauvoir, Stendhal, Balzac, Zola, Régine Deforges, Camus, François Mauriac, Flaubert, Baudelaire, Céline, Claude Michelet, Juliette Benzoni, Jacques Prévert e mais alguns que agora não me vêm à memória. Mas consigo sentir a emoção de ler escondida e de nunca ter sido apanhada. Bons tempos! 


Sem comentários :