segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pastelão de grelões









Lembrei-me num destes dias frios de Janeiro, dos meus tempos de canalha em que a minha mãe fazia, para a merenda ou para levarmos de almoço de seco quando íamos trabalhar para o campo, de um saboroso petisco que resolvi fazer hoje para a merenda, e que fica um regalo quando acompanhado com café de cafeteira.

Um pequeno aparte antes de deixar a receita: em 1999 (ano Jacobeu) fomos dar um passeio até à Galiza e passamos por lá uns dias. Uma noite fomos jantar a uma pizaria em Santiago, onde nos propuseram uns pãozinhos de alho que segundo a empregada eram um "regalo". Como pensei que regalo fosse um presente disse que sim e qual não foi o meu espanto ao ver na conta que os pagamos! Por isso cuidado com os regalos espanhóis!

Agora vamos à receita do pastelão de grelões:

- o meio de 1 cebola grelada
- 4 ovos
- miolo de uma fatia de pão
- 2 ou 3 fatias de pão
- sal e azeite q.b.


Batem-se os ovos com a cebola cortada fininha, junta-se o miolo de pão esfarelado e o sal. Frita-se em azeite bem quente e depois de frito põe-se sobre as fatias de pão. De comer e chorar por mais! Experimentem.


4 comentários :

Anónimo disse...

Nham, nham! Preciso duma Zeza na minha casa.

Cecilia disse...

Até me cresceu agua na boca..............bjos

Unknown disse...

Nada mau :)
Mas nada melhor que aproveitar os grelos com uma alheira ^^

E desde já digo que as alheiras de Mirandela são as melhores de Portugal porque o pessoal não passou por Murça para provar as grandes alheiras de lá :)

zeza disse...

As melhores, melhores são mesmo as que são feitas em Martim!

Um beijo para ti.