segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mais algumas lembranças




Este fim de semana e com o mau tempo que esteve apeteceu-me ficar em casa sossegadinha e cozinhar para as minhas filhotas. Depois fiquei sentada a vê-las regalarem-se com os petiscos que pediram para eu fazer. Estavam de comer e chorar por mais, segundo elas. Eu pouco comi; satisfaz-me mais cozinhar  para os outros.

Por falar em mau tempo, hoje perdi o meu carro! Pois! Fui às compras e como estava um sol lindo vim a pé e só quando cheguei a casa é que dei conta de que me faltava o carro!

Foi durante o tempo que estive em Paris que aprendi a cozinhar. Trabalhei dois anos como cozinheira em casa de uns condes franceses e italianos. Quando fui à entrevista para ver se conseguia o lugar, tinha eu 19 anos, não sabia fritar um ovo. Estava mais habituada a trabalhar no campo do que a cozinhar. Na entrevista com a condessa disse, por indicação da minha prima que trabalhava lá como "baby-sitter", que sabia fazer tudo. 

Como já tinha referências dadas pela minha prima consegui o lugar. Foi também ela que depois me ensinou a cozinhar. 

O primeiro prato que cozinhei foi dourada no forno. Ainda me lembro de como estava insegura e nervosa mas não deixava transparecer. No final disseram que estava muito bom.

Hoje cozinhar é como uma terapia para mim. Quando estou cansada ou aborrecida quem ganha é quem come cá em casa. Tanto faço pratos já conhecidos como gosto de inventar.


5 comentários :

cátia disse...

Boa tarde srª Zeza, espero que esteja tudo bem consigo!

oh que foto lindissima, não é a joaninha? :)

acho que faz muito bem cozinhar, até porque é sem dúvida uma excelente cozinheira.


beijinhos

Joana disse...

Sei cozinhar bem?

zeza disse...

Uma maravilha,

igualzinha à tua mãe!

Anónimo disse...

É verdade sim senhora que eu já provei e chorei por mais.

zeza disse...

Sim, é a Joaninha na foto.

Um beijinho para ti Cátia.

Um beijinho para a Susie também.