terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Colangiocarcinoma


O Colangiocarcinoma é um cancro das vias biliares, estruturas que drenam a bílis do fígado ao intestino delgado. Este cancro é relativamente raro, com uma incidência anual de 1 a 2 casos por 100.000 pessoas.

O prognóstico para as pessoas com Colangiocarcinoma é melhor se o cancro for descoberto enquanto ainda se encontra confinado à via biliar, o que permite que seja tratado cirurgicamente. Uma vez disseminado a taxa de sobrevivência é baixa.


Tipo I : tumor abaixo da confluência com livre fluxo entre os canais esquerdo e direito;

Tipo II : tumor obstruindo a confluência, não havendo acometimento superior dos ramos principais;

Tipo III a : tumor obstruindo a confluência e o ramo principal direito;

Tipo III b : tumor obstruindo a confluência e o ramo principal esquerdo;

Tipo IV : acometimento de ambos os ramos principais e os secundários.


Agora, depois desta breve introdução, vou contar a história de um calangiocarcinoma tipo IV que temos cá em casa e de quem achamos melhor, para o bem de todos nós, fazer um amigo.

O meu pai tem cancro da próstata já há mais ou menos 4 anos. Fazia quimioterapia à base de comprimidos (diários) e injecções (de 3 em 3 meses), no hospital de Vila Real e estava controlado. 
Em Outubro de 2009 foi internado e operado a uma apendicite aguda no mesmo hospital, onde lhe fizeram também uma biopsia ao fígado sem no entanto revelarem os resultados até hoje. Visto não nos terem informado sobre o assunto presumimos que estivesse tudo bem.

Foi andando devagarinho sem grandes percalços até ao mês de Julho passado quando de repente teve uma crise onde perdeu todas as suas faculdades motoras tendo momentos em que também não reconhecia ninguém. Foi às urgências mas voltou para casa pois precisava da declaração do médico de família para ficar internado o que aconteceu só a 11 de Setembro, pois o médico estava de férias. Detectaram pedras na vesícula  limparam e 10 dias depois mandaram-no embora; foi nessa altura que veio morar cá para casa.

Vinha mal e piorou muito até que finalmente e depois de ter ido a algumas urgências ficou internado no Hospital Beatriz Ângelo em Loures. Ficou internado 3 semanas e o prognóstico foi: Colangiocarcinoma.

Durante todo o tempo que esteve no hospital foi bem acompanhado e encaminhado; nós fomos informados acerca do seu real estado de saúde que desconhecíamos até ao momento.

Hoje está a fazer quimioterapia uma vez por semana, está bem disposto e lúcido, embora passe a maior parte do tempo acamado.

No inicio tivemos algumas dificuldades em aceitar a situação mas a partir do momento em que ele ficou melhor, a relação afectiva aprofundou-se e aprendemos a lidar com tudo isto com alguma leveza e boa disposição, que nos faz tirar das coisas menos boas da vida lições de humanidade e carinho.





6 comentários :

Anónimo disse...

Muitas vezes é nestes momentos que fazemos pequenas coisas de forma grandiosa e deixamos vir ao de cima o melhor de nós mesmos e dos outros. abraço.

Anónimo disse...

Desejo-lhe as melhoras e força para vós.

zeza disse...

Obrigada Susie. Um beijinho.

Sandra disse...

!!!.......................!!! Um grande beijinho para ti e para o nosso querido paizinho.

zeza disse...

Fico à espera que voltes nas férias da Páscoa!Um beijinho grande para ti também.

Ni! disse...

Ânimo! Para ele e para ti!