domingo, 3 de junho de 2012

3ª Etapa, Redondela – Pontevedra (21 km = 28.000 passos)



 



22 de Maio de 2012, terça-feira.

Todas as manhãs à saída dos albergues tomávamos o pequeno almoço para nos dar alento para iniciar o caminho. Nesta altura vamos reencontrando os peregrinos ocasionais que apenas saudamos com a usual expressão “bom camiño” por não falarmos a mesma língua. Há contudo um casal de alemães que gosto sempre de encontrar. A mulher (Pia) é muito simpática e fala um bocadinho de inglês; o homem (Michael) que só fala alemão é uma pessoa que me impressiona e de quem gosto particularmente por ter uma postura simples e um olhar humilde e modesto; talvez por isso esteja quase sempre a olhar para o chão. Até esta altura ainda não encontrei nenhum peregrino português; ponho-me então a pensar porque carga de água chamam a este o Caminho Português!




Há quem considere esta uma das etapas mais lindas do caminho tanto pela beleza dos trilhos como pela exuberância das paisagens que vamos encontrando. Há também várias fontes e pequenos riachos onde os peregrinos se podem banhar se o tempo o permitir; não foi o meu caso! Pode-se também admirar a ria de Vigo, assim como a ponte de Ponte Sampaio onde o exército de Napoleão sofreu uma das maiores derrotas na Galiza durante a Guerra da Independência. A partir daqui o caminho começa a subir um pouco e mais à frente encontramos uma pequena ponte medieval e entramos num dos troços mais viçosos que é um antiquíssimo caminho percorrido desde os tempos mais remotos. Depois é sempre praino até Pontevedra.



Durante o caminho tenho conversado muito com os meus amigos peregrinos sobre as nossas experiências de vida e vou tendo aos poucos outra noção das coisas; vou-me sentindo cada vez mais em paz. Como tenho sempre notícias de casa sei que está tudo bem; as minhas irmãs também me acompanham pelo telefone e sinto-me tranquila.
Chegámos ao albergue por volta das 16h mais mortos do que vivos porque o sol resolveu aparecer nessa tarde, já não era sem tempo!

 Albergue de Pontevedra




1 comentário :

Anónimo disse...

Continua a contar esta tua viagem que estou a adorar.