terça-feira, 24 de abril de 2012

O livro mais dificil que li




Hoje começou a feira do livro, este ano não vou poder comprar nenhum, o mealheiro está vazio. Mesmo assim talvez ainda vá dar um passeio por lá. É sempre agradável.
Li o livro “Le procés” de Franz kafka há mais de vinte anos. Além de ser muito difícil de ler, li-o em francês, a história impressionou-me muito. De todos os livros que li até hoje, e foram muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos, este é o que me vem sempre ao pensamento em qualquer altura; por vezes parece que eu mesma percorro aqueles corredores do tribunal, aquelas salas de audiência, sem saber muito bem porquê.





Para quem não leu o livro, este conta a história de um bancário, Josef K., que é processado sem saber o motivo. Era um bom funcionário com um cargo importante num grande banco. Na manhã dos seus 30 anos é detido no seu próprio quarto por 2 guardas. A partir daqui começa o seu pesadelo. Foi detido sem ter feito mal algum; a princípio imaginou que talvez fosse uma brincadeira por parte dos amigos e acreditava que tudo ia ficar esclarecido. No entanto o tempo foi passando e o processo ficava cada vez mais confuso, e sem alguém de confiança que o pudesse ajudar. Acaba por no final combinar com dois homens para que o matassem.

“(…) as mãos de um dos homens seguraram a garganta de Josef K. enquanto o outro lhe enterrava profundamente no coração a faca e depois a revolvia ali duas vezes.”

3 comentários :

Sandra disse...

Agora fiquei curiosa!! Vou ver se encontro esse livro, ou entao emprestas-mo no verao... beijos.

cátia disse...

Boa noite, srª Zeza :)

espero que esteja tudo bem consigo e o resto da familia.

Fiquei muito curiosa em relação ao livro, parece ser bastante interessante! um beijinho grande

Anónimo disse...

olà zeza tambem cheguei de ferias de martim pois ja consultei o teu blog cada vez melhor desejo_te muitas forças pera continuar beijinhos ROSA