domingo, 1 de abril de 2012

Domingo de Ramos



Quando eu era pequena, era uso, no Domingo de Ramos entregar o ramo aos padrinhos de batismo. Escolhia-se um lindo ramo numa oliveira, levava-se à missa para ser benzido e depois era enfeitado com doces para se oferecer aos padrinhos e assim ter-se direito ao folar, que em Martim, podia ser um presente, desde dinheiro a lembranças. Lembro-me que o ramo que eu levava aos meus padrinhos ia quase sempre enfeitado com bolachas maria e caramelos de nata que vinham de Espanha. Com uma agulha e fio fazia-se um furo, dava-se um nó no fio e pendurava-se no ramo. Houve um ano, por volta dos meus 10 anos, que a minha madrinha me ofereceu um tecido que tinha vindo do Brasil, para fazer um vestido; devia ser de seda pois nunca me lembro ter tido um vestido tão bonito e tão confortável. As minhas filhas também chegaram a levar o ramo aos padrinhos quando eram mais pequenas, depois cresceram e é como tudo, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.   

2 comentários :

Sandra disse...

Também me lembro! E tb me lembro que comiamos quase todos os doces enquanto que enfeitavamos os ramos. Bons tempos...!

Anónimo disse...

A tua afilhada Francisca também fez um ramo. Está à tua espera na jarra do corredor...