quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ando à procura do meu Nirvana


Foi recentemente que ouvi falar em procurar o Nirvana. Uma pessoa de quem eu gosto e admiro muito, por tudo o que já viveu e por tudo o que não viveu, disse-me para procurar o meu Nirvana e que quando o encontrasse a levasse até lá. Nesse momento pensei: “Nirvana… aquela banda de rock? Também tenho uma?!”
 Na minha ignorância, perguntei então o que era.
Nirvana é o estado mais elevado do ser. As pessoas costumam dizer que atingiram o Nirvana quando se sentem muito felizes, ou então, falam de chegar ao Nirvana como se fosse uma recompensa eterna recebida após a morte. A tal banda de rock Nirvana adoptou o termo com uma certa dose de ironia.

Foi depois de ter ouvido falar no Nirvana que li o livro de Herman Hesse, Siddhartha.


Nirvana
Viver assim: sem ciúmes, sem saudades,
Sem amor, sem anseios, sem carinhos,
Livre de angústias e felicidades,
Deixando pelo chão rosas e espinhos;
Poder viver em todas as idades;
Poder andar por todos os caminhos;
Indiferente ao bem e às falsidades,
Confundindo chacais e passarinhos;
Passear pela terra, e achar tristonho
Tudo que em torno se vê, nela espalhado;
A vida olhar como através de um sonho;
Chegar onde eu cheguei, subir à altura
Onde agora me encontro – é ter chegado
Aos extremos da paz e da ventura!

Antero de Quental, in "Sonetos"

 

4 comentários :

Anónimo disse...

E encontraste-o?

zeza disse...

Ainda não,continuo a procura-lo, sinto que vou chegar lá. Também sei que pode demorar muito tempo mas tiro prazer da busca. Obrigada por teres perguntado. Um beijo grande com tudo de bom.

cátia disse...

Boa tarde srª Zeza :)

No fundo, todos queremos encontrar o nosso "nirvana"
tenho a certeza que um dia encontrará, pois bem merece tudo do melhor!

beijinhos e bom fim de semana ;)

zeza disse...

Obrigada Cátia. Um beijinho com tudo de bom pra ti.