sábado, 25 de maio de 2013

Um saboroso empadão de delícias do mar que “virou” massada de peixe



Com um sorriso e uma calma que me são muito habituais nos dias de festa ou quando recebemos gente para comer no lar, abri a porta do frigorífico e fiquei de boca aberta! No lugar onde deviam estar os tabuleiros com um empadão de delícias do mar vi apenas uma dúzia de postas de peixe cozido e um arroz branco, sem graça nenhuma, para acompanhar. Já a contar com os convidados, havia vinte e duas pessoas para jantar!
Tinha sido tudo organizado com quinze dias de antecedência; tinha-se consultado a ementa da Eurest com finalidade de se aproveitar o que já estivesse programado para esse dia; suprimiu-se a sopa, optou-se por uma entrada de tostas de orégãos com tomate frito e manjericão; de seguida o empadão com uma salada de alface, temperada com coentros, azeite, sal e um pouco de vinagre; para finalizar, a sobremesa (uns crepes acompanhados de gelado e nutella, de comer e chorar por mais). Ficou também acordado que no dia do jantar eu me encarregava de comprar o que fosse necessário.
Fecho o frigorífico a toda a pressa e corro para o escritório para contar à minha chefe tão decepcionante descoberta, ao mesmo tempo que penso numa alternativa. A caminho olho de esguelha para a bancada onde estavam espalhadas as compras que eu tinha carregado pelas escadas até ao segundo piso; entre elas havia cinco quilos de tomate cacho, um molho de manjericão fresco, rúcula e coentros para a salada. Tento imaginar uma maneira de modificar a ementa com aquilo que ali tinha. Uma vez que ela estava ao telefone, fiz-lhe sinal e por gestos disse-lhe que não havia empadão! Continuou ao telefone por mais 10 minutos, ao fim dos quais veio ter comigo, de mãos ao peito, para me dizer que por pouco não lhe deu uma coisinha má!
Depois de darmos algumas voltas percebemos que tinha havido confusão entre as ementas normais (empadão) e as ligeiras (peixe cozido). Em conversa sugeri, então, que se aproveitasse o peixe para se fazer uma massada, mudando assim a ementa: para entrada seriam servidas as tostas com sopa, aproveitando-se o tomate e o manjericão para juntar ao peixe desfiado e à massa. A sobremesa resistiu heroicamente a tantos percalços, para deleite e proveito de todos.
 A massada, que não estava de todo prevista na ementa, ficou sublime. Correu tudo lindamente. As risadas, o bem-estar e o contentamento de todos nós foram contagiantes. Foi um sucesso e ainda fui elogiada por me ter desenrascado tão bem.






















1 comentário :

Sandra disse...

"T'est terrible Muriel"