quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Se Maomé não vai à montanha, vem a montanha até Maomé






Lembram-se de ler aqui no blog já há alguns meses de eu contar que me fui inscrever na Santa Casa da Misericórdia? Pois bem, não me chegaram a dar resposta se queriam ou não que eu cuidasse dos velhotes deles. E enquanto eu esperava (até há dias) entraram-me pela porta adentro e sem terem avisado estes três “paxás”!

A minha madrinha chegou primeiro, em meados de Outubro. Veio com a desculpa de ver se os ares saloios ajudavam a melhorar a sua saúde (tem 82 anos, lava a loiça do pequeno almoço e não me deixa parar a roupa muito tempo nos estendais!). A minha filha mais nova já perguntou com um ar intrigado – Então, mas ela paga para estar cá e ainda trabalha?

Os meus pais vieram duas semanas depois porque o meu pai está doente e precisa de cuidados continuados. Também já disse que pensava que ia melhorar quando chegasse mas que não vê melhoras nenhumas!

Esta noite estive com ele às quatro e meia da manhã para o levar à casa de banho, estive às nove e meia para lhe dar banho, fazer a barba e ajudar a minha mãe com o pequeno almoço, depois fui buscá-lo por volta do meio dia para vir para a sala e almoçarmos todos. Enquanto limpava a lareira para a acender a seguir, ele virou-se para mim e disse que ainda não me tinha visto hoje! Mas estava bem-disposto e riu-se quando lhe contei o que já tínhamos feito juntos esta manhã.

A minha mãe ajuda a tomar conta dele, diz que é um sossego para ela não ter que pensar em cozinhar, lavar, orientar tudo sozinha. Diz que se sente bem aqui. Também diz que o meu pai tem o mesmo feitio da mãe dele, que parece um “roncópote” (pessoa refilona).

Cá em casa adaptamo-nos bem à presença deles. Eu só tenho mais um bocadinho do meu tempo ocupado, por incrível que pareça deito-me cansada mas acordo bem-disposta e cheia de energia para mais um dia. Só  sinto um bocadinho falta dos meus momentos de leitura, mas qualquer dia chego lá.

Quando saio para o trabalho deixo tudo orientado e recomendo ao Santiago para que cuide bem dos três; ele fica a olhar para mim e abana as orelhas, depois vai-se deitar.

A Joana é que de vez em quando refila, diz que está um pouco farta, que isto mais parece um hotel e que já nem televisão pode ver (só temos uma cá em casa). Mas breve lhe passa e se entretem com o magalhães!



Santiago, o quarto paxá



4 comentários :

Anónimo disse...

Coragem e paciencia!! Bjs.

Anónimo disse...

Bem e estava eu a pensar em irmos almoçar aí um dia destes mas já nem me atrevo a fazer-me ao convite!!! (Estou a brincar, claro.)

zeza disse...

Um beijinho Susie. Logo que seja possível eu digo.

Anónimo disse...

O meu cão!