sábado, 17 de novembro de 2012

Bolo de ovos à maneira de moi-même



Esta tarde apeteceu-me tomar café com bolo de ovos como fazia a minha mãe e ao mesmo tempo fazer a delicia da família. Deu resultado!

Aqui deixo algumas fotos e a receita.










Ingredientes:

- 1 kg de farinha sem fermento
- Fermento de padeiro
- uma pitada de sal
- 1/2 litro de água morna
- 8 ovos
- 1/4 de litro de azeite
- 100 gr de peito de frango
- 200 gr de fiambre
- 100 gr de toucinho fumado
- 100 gr de presunto

Preparação:

Corte o peito de frango, o fiambre, o toucinho e o presunto em pedaços pequenos; leve metade do azeite num tacho ao lume e quando estiver bem quente junte o frango e o toucinho e deixe fritar durante 5 minutos. Retire do lume e junte o fiambre e o presunto misturando bem. Num alguidar pôr o quilo da farinha com o fermento e o sal; mexer bem, juntar a água morna e continuar a mexer. Acrescentar os ovos e o restante azeite e ir mexendo sempre, de seguida verter o azeite em que fritaram as carnes (continuando a mexer). Por fim juntar as carnes, envolver bem e deitar para um tabuleiro untado com bastante manteiga. Vai ao forno no termóstato 50 durante 30 minutos e de seguida passa-se o termóstato para 200 e deixa-se cozer cerca de 50 minutos.

3 comentários :

Sandra disse...

Que delicia!!!!! Amanha tb vou fazer um...

Anónimo disse...

Um bolo de ovos à maneira de "toi-même" é um hino ao melhor da cozinha tradicional portuguesa! Um poema sublime dito sem palavras; apenas com gestos, sabedoria e um toque especial de "savoir-faire".


(Epicurista impenitente)

Joana disse...

Eatava mais que bom. Estava uma delicia!