domingo, 1 de fevereiro de 2015

Gostei




O retrato de uma mulher inesquecível de uma família poderosa do mundo fascinante e pouco conhecido do Coral.É um fim de dia de maio quando na residência setecentista da família Sogliano, toca o telefone. A família está reunida para o jantar: Orsola, mulher de Edoardo, os cinco filhos do casal, a sogra, Margherita, e as suas duas filhas. Estão todos à espera de Edoardo. É Orsola quem atende, e toma conhecimento, através da voz formal de um polícia, da morte do marido num acidente de automóvel. O golpe é tremendo: trinta anos de amor despedaçados num instante. Mas Orsola não pode saber que aquela mágoa avassaladora se vai transformar em breve numa dor ainda mais profunda, no momento em que descobre uma série de fotografias recentes do marido na companhia de um bonito rapazinho de olhos amendoados, que assina: «O teu filho Steve».A partir deste início fulgurante, Sveva conta-nos a história daquela família ligada à indústria do coral nos últimos dois séculos. A história de Orsola - uma mulher livre e independente de Milão; de Edoardo – o herdeiro da mais importante família do coral de Torre del Greco, mas também a história de Margherita – uma mulher do sul, orgulhosa e de coração generoso.Uma vez mais, Sveva Casati Modignani envolve o leitor numa história apaixonante de uma grande família, entre amores, luzes e sombras, alegrias e sofrimentos, sucessos e falhanços, tendo como pano de fundo um ambiente tão insólito quanto fascinante e pouco conhecido: o mundo do coral, essa matéria-prima que nos encanta há milhares de anos.

"- É um médico fantástico e tem qualquer coisa a mais do que os outros - disse-lhe, enquanto ela contemplava com admiração aquele jovem que tinha uns olhos negros aveludados e os cabelos encaracolados e escuros.
Orsola sempre afirmara que um homem bonito, tal como uma mulher bonita, são assim porque o aspeto exterior exprime a beleza interior. Estava convencida de que a gente feia ou insignificante era assim porque o físico refletia a escassa quantidade das suas qualidades morais."


Sem comentários :