terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Beatriz Ângelo- Hospital Dia Médico

Quem foi Beatriz Ângelo?


Médica, republicana e feminista, (Carolina) Beatriz Ângelo nasceu em 1877, na Guarda, cidade onde realizou os seus estudos liceais. Já em Lisboa, ingressou nas Escolas Politécnica e Médico-Cirúrgica, tendo terminando o curso no ano de 1902.

Na sua carreira médica destaca-se o facto de ter sido a primeira mulher portuguesa a operar no Hospital de São José, sob a direcção de Sabino Maria Teixeira Coelho. Trabalhou ainda no Hospital de Rilhafoles, sob a orientação de Miguel Bombarda, e dedicou-se à Ginecologia, com consultório na baixa lisboeta. A atividade profissional de Beatriz Ângelo foi conciliada com uma intervenção política e social intensa e marcante. Foi uma das principais ativistas da sua época, defensora dos direitos das mulheres, tendo lutado por causas como a emancipação das mulheres e o sufrágio feminino. 


Depois de o meu pai ter estado internado no Hospital Beatriz Ângelo foi reencaminhado para ser seguido na parte do Hospital Dia Médico, onde fez algumas sessões de quimioterapia. 
Na semana passada e por indicação do médico foram canceladas as restantes sessões visto não estarem a dar resultado e o seu estado de saúde ter piorado bastante tornando também penosa a sua deslocação até ao hospital.
Neste momento encontra-se em casa, onde gosta de estar e onde se sente bem; isto porque sempre manifestou o desejo de não ficar no hospital desde que isso fosse possível.

Durante o tempo em que foi atendido no Hospital Dia foi sempre bem recebido e tratado, tanto pelos funcionários administrativos, bem como pelos enfermeiros e o médico que o seguiu. Todos de uma simplicidade e calma que nos contagiava e nos dava uma grande paz de espírito.

Nas salas de espera vão-se fazendo conhecimentos e ouvindo histórias que não se conseguem imaginar se não forem vivenciadas. Reparei que a situação em que as pessoas se enervavam mais era no tempo de espera necessário para realizar os exames e fazer o tratamento; este tempo de espera para mim parecia-me uma coisa natural pois via-se claramente o empenho de todos as pessoas envolvidas no processo para que tudo fosse feito com celeridade mas também com os cuidados necessários, uma vez que este tipo de situações requer bastante rigor. Com boa vontade, paciência e muita calma conseguimos sair de lá satisfeitos e com a sensação de estarmos bem entregues.


Sem comentários :